quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ogunhê!



Saudações!

Dia 23 de abril foi comemorado o dia de São Jorge - Santo dos trabalhadores. De acordo com sua história, São Jorge teria nascido na antiga Capadócia e foi um grande líder,capitão do exército romano. Com a ordem do Rei,de que o exército deveria eliminar todos os cristãos,Jorge se rebelou e não seguiu as regrasdo Rei,sendo assim,torturado várias vezes e resistindo as torturas, assim...tornando-se Santo.

No Candomblé e na Umbanda, São Jorge é o sincretismo de Ogum e padroeiro da Umbanda, por ter sido guerreiro e não se render ao pedido do Rei,para honrar seu amor a Jesus Cristo.

Ogum - Orixá dos caminhos,das estradas,da tecnologia. Vencedor de demandas,

Características:
Cores e Contas: Azul escuro, Vermelho e Verde..
Símbolo: Bigorna, Faca, Enxada e outras Ferramentas.
Dia da Semana: Terça-Feira.
Comidas: Feijoada, Vatapá, Inhame com Feijão Preto, Farofa de Carne de Frango Desfiada.
Saudação: Ogunhê

Características de filhos de Ogum:
O filho de Ogum está sempre em atividade, é determinado e criador. O espírito de competição é evidente e a impaciência e as frustrações ao perder criam mais incentivo para ele seguir em frente.

Ele não reflete sobre os riscos de uma ação, pois é impetuoso e impulsivo e está sempre travando batalhas.


Ponto cantado:
"Se meu pai é Ogum
vencedor de demanda
ele vem de Aruanda
pra salvar filhos de Umbanda.
Ogum, Ogum Yara,
salve os campos de batalha,
salve as sereias do mar,
Ogum, Ogum Yara."


"Eu tenho Sete espadas
Pra me defender
Eu tenho Ogum
Em minha compania

Eu tenho Sete espadas
Pra me defender
Eu tenho Ogum
Em minha compania

Pai Ogum é meu pai
Pai Ogum é meu guia
Pai Ogum é meu pai
venha com deus e a
Virgem Maria."


E para quem quiser saber o porque resolvi falar sobre ele,fica a dica ;)
Ogunhê!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário