quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Umbanda no Brasil - Zélio Fernandino de Morais

Saravá,

É quase impossível falar do inicio da Umbanda no Brasil, sem mencionar Zélio Fernandino de Morais. Este senhor deu uma entrevista à revista de seleções de Umbanda, em 1975, pouco antes de morrer. Zélio Fernandino de Morais (1892-1975), nascido no distrito de Neves, município de São Gonçalo – Rio de Janeiro era um jovem de família tradicional que aos 17 anos foi acometido por uma paralisia e no dia seguinte levantou curado. Criado por família católica, nem os tios que eram padres souberam explicar a cura do sobrinho.


Em novembro de 1908, Zélio foi convidado por um amigo da família a participar de uma sessão na Federação Espírita de Niterói, quando o dirigente dos trabalhos convocou sua presença na mesa. Foi quando aconteceu a primeira incorporação de um espírito desencarnado (que fez passagem do plano terrestre para o plano astral) em Zélio. Ainda de acordo com o relato, o espírito questionou o motivo pelo qual o dirigente da casa não aceitava a manifestação de espíritos em forma de índios e pretos velhos, pela condição cultural e social. Indagado, o dirigente da casa respondeu que considerava esses espíritos menos evoluídos por se apresentarem como índios ou por apresentarem uma linguagem menos formal.

O espírito incorporado em Zélio denominou-se como “Caboclo das Sete Encruzilhadas” (porque nada fecharia o caminho dele) e determinou que no dia seguinte, Zélio atenderia em sua casa, quem precisasse e formaria uma “casa” onde todos os outros espíritos (conhecidos popularmente como entidades) que não eram aceitos, poderiam se manifestar em benefício do próximo, disse também, que a partir dali, outras “casas” seriam abertas e teriam mais de mil seguidores, formando um novo culto onde espíritos de velhos africanos que em vida foram escravos e após desencarnarem não tiveram mais ação astral, poderiam manifestar-se para ajudar seus descendentes, além de índios nativos de nossa terra, também desencarnados, poderiam auxiliar o próximo através da incorporação, sem discriminar raça, cor, etnia, etc. Foi quando se formou a religião Umbanda (palavra de origem sânscrita que pode ser traduzida por “Deus ao nosso lado” ou “Ao lado de Deus”). Os praticantes da Umbanda são denominados de Umbandistas. Ser um umbandista é praticar a mediunidade sobre as mais variadas apresentações e seguir a religião de acordo com o credo da umbanda.Com base nesses dados, a Umbanda tem 102 anos no Brasil

Axé!

Um comentário: