quinta-feira, 8 de abril de 2010

O sentido Orixá, o sentido Afro-livre!

"O mundo celeste não está distante, nem superior, e o crente pode conversar diretamente com os deuses e aproveitar da sua benevolência” - Pierre Verger.

De acordo com o livro Orixás, de Pierre Verger, a religião dos Orixás (que evocam espíritos na África) se deve a noção de família. Pierre explica que os antepassados de uma família numerosa fazem uma “ligação” entre a vida e a morte, portanto, o Orixá seria um ancestral divino, que em vida teve a missão de cuidar de certas forças da natureza, como os rios, matas, metais, trovão, etc, e após a morte, pode encarnar-se por alguns instantes em um de seus descendentes.


O autor explica também, que o Orixá, por ser divino, só pode ser perceptível aos olhos do homem através da incorporação no descendente escolhido por ele. O Orixá retorna a terra para receber as provas e homenagens desse descendente.

O que entendemos por Orixás,Umbanda/Candomblé e Macumba?

O Afro-livre tem o objetivo de esclarecer, informar e trocar idéias sobre uma das religiosidades mais curiosas e ricas em cultura em nosso país- a Umbanda. Aqui você vai entender mais sobre a religião Afro-brasileira, a história da Umbanda e o sentido dos Orixás. A casa é sua, Axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário