quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Exu, o Mensageiro.

“[...]pois é dinâmico e jovial, constituindo-se, assim, um orixá protetor, havendo mesmo pessoas na África que usam orgulhosamente nomes como Èsùbíyìí (concebido por Exu), ou (Exu merece ser adorado)” - Orixás, Pierre Verger.



Saravá,

Comparado ao diabo, Exu é o Orixá mais paradoxo e com o comportamento mais humano que se possa imaginar. A história Yorubá conta que Exu teria sido um dos companheiros de Odùduà, tornou-se assistente de Orunmilá, que preside a adivinhação por sistema de Ifá, em seguida, teria sido Rei Kêto.

Como Orixá, Exu é traiçoeiro, mentiroso, intrigueiro, brincalhão, podendo ser bom e mau. Quando Olodumaré espalhou os Orixás para cuidar dos cantos da natureza, Exu teria ficado sem lugar algum, tornando-se o Orixá protetor das ruas, das encruzilhadas, das casas, dos templo, das cidades...
Exu é o Orixá mais próximo e parecido com os humanos, é o Orixá da comunicação, que cuida das forças terrenas, dos bens materiais. Exu é o mensageiro encarregado de levar as preces dos humanos para Olodumaré e os outros Orixas, mas para isso, tem que ser reverenciado e presenteado. Comenta-se que não se deve prometer nada a Exu, porque o que é prometido será cobrado.


Ogó: Instrumento de Exu
 Em suas oferendas, Exu gosta de animais (de preferencia galos)farofa com dendê e pinga.O dia de saudar Exu é segunda-feira, seu instrumento é o "Ogó", espécie de cetro em forma de pênis que pode transpotá-lo de um lugar a outro. Os fios de contas de Exu são das cores preto e vermelho, sua saudação é: "Laroyê".
Oferendas para Exu
Nas aberturas dos trabalhos de evocação a Exu,geralmente evocado na linha de "esquerda", Ogum é o único Orixá que está "a frente" da gira (termo usado por Umbandistas), por ser guerreiro e vencedor de demandas.
Fios de conta de Exu
Conforme as tradições, Exu foi ganhando outros nomes como: Exu Caveira, Exu 7 catacumbas, Exu marajó, Exu sete encruzilhadas, e assim por diante...Este será tema de uma outra postagem.
Exu não é motivo para se ter medo e nem compará-lo ao Diabo, Exu é um Orixá muito evoluído, só é um pouco mais "malandro" porque está aqui na Terra perto de todos nós ;)

Vejam uma explicação simples do que é a força de Exu, por "Orixás da Bahia"

Uma dica: Não peça para Exu fazer o mal, pois o que lhe é pedido, será cobrado.
Laroyê!

2 comentários: