quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mediunidade

Saravá,

A mediunidade é uma capacidade humana que permite uma comunicação entre homens e espíritos. O indivíduo já nasce com a mediunidade, alguns deles a desenvolvem naturalmente na infância, outros passam a desenvolvê-la com a ajuda de um sacerdote (babalorixá).


Nos terreiros de umbanda, a maior parte dos médiuns desenvolvem sua mediunidade através da incorporação, “emprestando” o corpo para que os espíritos desencarnados (índios,pretos velhos, erês) possam se comunicar com o plano terrestre auxiliando todos que procurarem sua ajuda. Esses espíritos denominam o médium de “cavalinho” (alusão a montaria ao animal cavalo). Os fenômenos mediúnicos ocorrem em três formas: consciente, semiconsciente ou inconsciente.

Diferentemente da Umbanda, os Espíritas Kardecistas (que seguem a doutrina de Allan Karcec), usam a mediunidade de outra forma e não para a incorporação de Orixás e entidades.





Um dos médiuns mais populares do Brasil foi Chico Xavier, morto por uma parada cardiorrespiratória, em 2002, aos 92 anos. O médiuns que seguia a doutrina Kardecista, psicografava cartas de pessoas mortas, publicou livros e tinha como mentor espiritual o espírito Emmanuel.
A popularidade de Chico Xavier foi tão grande que este ano foi lançado o filme Chico Xavier, dirigido por Daniel Filho, e Nosso Lar, dirigido por Wagner de Assis.
 
 
 
 
Axé,

Nenhum comentário:

Postar um comentário