Saravá.
"Ê Iemanjá, Rainha das Águas, Sereia do Mar" (ponto cantado de Iemanjá)
Dia 8 de dezembro é o dia de saudar e levar homenagens para Iemanjá. No dia de comemoração a Nossa Senhora da Conceição, fiéis lotam as praias para homenagear a Rainha das Águas.
Um dos Orixás mais conhecidos, Iemanjá tornou-se santa respeitada e cultuada principalmente por pessoas que residem no litoral. Iemanjá é protetora dos mares, dos peixes, dos marinheiros.
O nome Iemanjá deriva do Yèyé Omo ejá (“Mãe cujo filhos são peixe”) , é o Orixá de uma nação iorubá estabelecida na região entre Ifé e Ibadan, onde existe o rio Yemonjá, está nação iorubá é chamada Egbá.
Nas oferendas destinadas a Iemanjá, deve-se entregar peixe de água salgada assado e regado a azeite de dendê, milho cozido com cebola, manjar com leite de coco e carne de pato.
Oferenda de Iemanjá |
Suas ferramentas são abedé (espécie de abano ou leque usado por negros iorubás) prateado, pulseiras e braceletes, seus presentes são perfumes de alfazema, rosas brancas, pentes, espelhos e prata. O arquétipo dos filhos de Iemanjá são de pessoas fortes, rigorosas, maternais, tímidas, caridosas e às vezes impetuosas e dominadoras. A saudação de Yemanjá é “Odoyá” ou “Odossyá”.
Vejam uma explicação simples sobre Iemanjá, por Orixás da Bahia.
O Afro Livre estará neste final de semana em Praia Grande para cobrir a festa de Iemanjá, aguardem.
Axé.
Axé.